quarta-feira

Focco aprova pacto para as eleições 2010 na Paraíba

O Pacto Paraibano em Defesa do Voto Consciente foi aprovado durante reuniu nesta quarta-feira, dia 19, pelos integrantes do Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco), com a participação do Ministério Público Eleitoral.
A reunião ocorreu na sede da Procuradoria da República, na Capital e contou com a presença das principais entidades da sociedade civil organizada, colaboradoras do Fórum.
O coordenador do Focco, Rainério Rodrigues, ressaltou que ficou decidido que todas as entidades que participaram da reunião irão assinar o pacto, adotando diversas atividades de forma conjunta para a conscientização do eleitor e a realização de eleições com um mínimo de infrações.
Rainério Rodrigues ressaltou que o pacto será assinado no dia 27 de maio às 14 horas, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba. “A escolha do TRE tem um fator simbólico, pois é lá onde se resolvem e se decidem as questões eleitorais”, adiantou.


O pacto busca otimizar as ações e iniciativas dos órgãos e entidades pactuantes voltadas para a conscientização e o esclarecimento do eleitor quanto à importância do seu voto, incentivando-o a assumir uma postura ativa, denunciando às autoridades competentes toda e qualquer ação que desrespeite a lisura do pleito eleitoral, bem como prestar as devidas orientações educativas e preventivas aos candidatos, coligações, partidos e demais envolvidos no pleito.
Com a assinatura do pacto, cada entidade se comprometerá a incentivar a ética, a moralidade, a transparência e a legalidade na condução do pleito eleitoral, repudiando qualquer tipo de pressão (tais como ameaça, chantagem, coação), oferecimento de ajuda financeira, emprego, prestação de serviços ou qualquer tipo de vantagem em troca do voto.


 Os pactuantes também se comprometerão a estimular os eleitores a denunciarem aos órgãos competentes toda e qualquer irregularidade identificada na condução da campanha eleitoral, em especial as condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos.

Da Redação Com o Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário