sábado

Erro do piloto pode ter provocado acidente na Índia, diz ministro

investigação aponta que avião teria se aproximado da pista muito alto.
Praful Patel renunciou o cargo, mas o primeiro-ministro negou pedido.

Praful Patel (E) no local do acidente, em Mangalore. 

Praful Patel  no local do acidente, em Mangalore.
Um erro do piloto durante o procedimento de pouso pode ser uma das causas do acidente com um Boeing 737 da Air India Express, que matou 158 pessoas neste sábado (22), segundo o ministro da Aviação Civil indiano, Praful Patel. O avião saiu da pista e pegou fogo depois de pousar no aeroporto de Mangalore, no sul da Índia.
De acordo com reportagem do jornal "Times of India", Patel disse que o piloto Zlatko Glusica, que tinha mais de 10 mil horas de voo, e o copiloto, H S Ahluwali, conheciam o aeroporto e já haviam feito diversas aterrissagens no local. Apesar disso, a aproximação teria sido feita a 2.000 pés, cerca de 600 metros a mais do que deveria sobre a pista e, por isso, não teria tido distância suficiente para o pouso.
Ao se sentir "moralmente responsável" pelo acidente, Patel chegou a renunciar o cargo, de acordo com o "Times of India", mas o primeiro-ministro indiano, Manmohan Singh, rejeitou o pedido. Ele afirmou que o ministro da Aviação não precisava renunciar e que deveria focar em enfrentar a situação.

Segundo o porta-voz da companhia aérea, K. Swaminathan, o avião transportava 160 passageiros e seis tripulantes. Oito dos 166 ocupantes do avião foram resgatadas com vida dos destroços, entre elas uma criança. O voo IX-812 saiu de Dubai, nos Emirados Árabes.
A caixa preta do avião foi localizada por uma das equipes de resgate e as autoridades indianas investigam as causas do acidente. Mais detalhes sobre a investigação devem ser divulgadas nos próximos dias pela Direção-geral de Aviação Civil do país.
Sobreviventes
Canais locais de TV mostraram imagens de alguns sobreviventes. A rede NDTV mostrou uma pessoa com graves queimaduras em uma cama de hospital e uma mulher em uma maca. Outras imagens focaram médicos cuidando de uma criança.
Criança é resgatada com vida dos destroços. 
Criança é resgatada com vida dos destroços. (Foto: Reuters)
Chuva e visibilidade baixa
Mangalore está situada 400 km a oeste de Bangalore, capital do estado de Karnataka. O aeroporto fica numa região cercada por montanhas. No momento do acidente, por volta das 6h30 (horário local, 22h30 de sexta-feira, no Brasil), chovia muito e a visibilidade era baixa, segundo autoridades aeroportuárias.
Dezenas de equipes de resgate e salvamento foram deslocadas para o local do acidente. A elas se somaram moradores da região.
Imagens dos destroços do avião da Air India, que sofreu 
acidente no sul do país.Imagens dos destroços do avião da Air India, que sofreu acidente no sul do país. 
O último acidente aéreo de grandes proporções na Índia ocorreu em 17 de julho de 2000, quando um Boeing 737 da indiana Alliance Air caiu em um bairro residencial próximo ao aeroporto de Patna (leste), matando 61 pessoas.

Líbia
Na semana passada, um avião Airbus A330 operado pela companhia líbia Afriqiyah Airways, que partiu de Johannesburgo, na África do Sul, com 104 pessoas caiu na região do aeroporto da capital da Líbia: 103 morreram.O único sobrevivente foi um menino holandês.

Da Redação Com G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário