domingo

Caminhada de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na Cidade de Conde

O Creas estará fazendo uma caminhada de enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes na Cidade de Conde, dia 25 de maio, saindo às 15h30min hs da Padaria do Loteamento nossa senhora da conceição, finalizando na Praça Pedro Alves.
 PARTICIPE!


No ano passado foram denunciados 15.345 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Segundo dados do Disque 100, da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) da Presidência da República, em 2009 houve 9.638 registros de abuso sexual, 5.415 de exploração sexual, 229 de pornografia e 63 de tráfico de crianças. E só nos quatro primeiros meses de 2010, já foram contabilizadas cerca de quatro mil ocorrências de violência sexual contra meninos e meninas.

Para alertar sobre situação, o Brasil instituiu, desde 2000, pela Lei 9.970, a data 18 de maio como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.


Para Karina Figueiredo, secretária geral do Comitê Nacional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o 18 de maio foi criado para ser um dia de mobilização em todo o País. “Não podemos ficar falando para nós mesmos.

A problemática existe e devemos pensar coletivamente em estratégias de combate”, lembra. E são tanto as ações pontuais quanto as mais amplas que ajudam a identificar e combater o problema, que deve ser enfrentado tanto pelo poder público quanto pela sociedade, incluindo não só o terceiro setor, mas também a família e a escola. Com o lema “Faça bonito.

Proteja nossas crianças e adolescentes”, o Comitê Nacional de Enfrentamento promove diversas atividades para o 18 de maio. Já em seu segundo ano, a campanha traz uma flor como emblema, símbolo da infância e da vulnerabilidade infanto-juvenil frente ao abuso e exploração sexual.


São duas as estratégias pensadas pela Comissão Intersetorial de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, grupo que une sociedade civil e governo na construção da agenda para o 18 de maio. Além da mobilização, que reúne representantes do sistema de garantia de direitos, autoridades do Poder Executivo e população em diversos eventos, também está sendo elaborada uma pauta política para que se leve para a agenda pública o combate à violência sexual na dimensão de proteção dos direitos humanos.


Para isso, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) está coordenando a revisão do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil. O grupo de trabalho empenhado nessa finalidade é composto pelo Comitê Nacional de Enfrentamento e Comissão Intersetorial de Enfrentamento.

Estados e municípios também colaboram, levantando subsídios para as propostas. Em várias unidades federativas, inclusive, os comitês estaduais já se reúnem e promovem a troca de informações e avaliação sobre as atividades locais.


A faixa Conexão Futura aborda temas como a CPI da Pedofilia, o tráfico de pessoas para fins de exploração sexual e o Caso Marajó. Com entradas ao vivo, grupos especializados que dialogam com a mobilização enriquecem a discussão sobre os assuntos apresentados.

A semana marca ainda o lançamento do site www.queexploracaoeessa.org.br, que disponibilizará a série Que exploração é essa? E “extras” da produção do programa, matérias jornalísticas do Futura a respeito do tema, a linha do tempo com os principais momentos do Canal junto à temática e endereços de redes de proteção.


Fontes: Andi, Futura, A Notícia e Coordenação Municipal Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil

Nenhum comentário:

Postar um comentário