sábado

Projeto “Cidade Limpeza, Verão Beleza” inicia neste domingo



Projeto “Cidade Limpeza, Verão Beleza” inicia neste domingo

Com a chegada do verão, o fluxo de frequentadores da orla de João Pessoa aumenta consideravelmente. Pensando nisso, a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) dará início a partir deste domingo (10) ao Projeto 'Cidade Limpeza, Verão Beleza'. Durante os meses de janeiro e fevereiro, equipes da Emlur e parceiros realizarão um trabalho de sensibilização na orla da Capital, informando a população sobre a forma correta de se acondicionar o lixo durante os momentos de lazer na praia e os impactos ambientais causados ao meio ambiente quando isso não é feito.

O lançamento da campanha será às 9h, no Busto de Tamandaré, divisa entre Cabo Branco e Tambaú, com apresentações do grupo de percussão Baticumlata, do Coral e do teatro da Emlur. Na ação educativa, serão distribuídas sacolas ecológicas de praia e de câmbio, produzidas a partir de TNT, com a logomarca da campanha, para que o lixo seja acondicionado nelas, evitando desta forma possíveis problemas ambientais.

O TNT é a sigla de Tecido Não-Tecido, material que pode ser usado por várias vezes e, além disso, é de fácil decomposição (biodegradável). As sacolas de câmbio serão entregues em sinais de trânsito estratégicos da cidade, instalados em vias que dão acesso às praias.

Segundo a diretora do Departamento de Valorização e Recuperação de Resíduos Sólidos (Devar) da Emlur, Elma Xavier, o projeto tem um caráter educativo. "Com o trabalho de sensibilização, pretendemos despertar na população o interesse sobre os problemas ambientais causados pela forma inadequada de acondicionamento e disposição final do lixo na praia", explicou.

Ação educativa – O trabalho será dividido em duas etapas. Ao longo da semana, será desenvolvido pelos agentes de limpeza que atuam na varrição e limpeza da orla. Eles também realizarão, devidamente identificados com a camisa do projeto, o processo de sensibilização junto aos banhistas e frequentadores das praias. Já nos finais de semana, a ação educativa será intensificada com a participação da equipe do Devar formada por 22 educadores ambientais, além de 30 fiscais e 32 alunos do Projeto Agente Jovem do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do bairro São José.

O projeto contará com a parceria da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), da Secretaria de Turismo (Setur), da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e do Centro de Zoonoses, além das empresas São Braz e Coca-Cola.

Para Elma Xavier, a ação educativa desenvolvida no Projeto 'Cidade Limpeza, Verão Beleza' possui importância imensurável para a cidade. "É necessário que a população se conscientize que é sua responsabilidade dar um destino correto ao lixo que produz", afirmou.

A campanha tem o objetivo de manter as praias da orla marítima cada vez mais limpas e conscientizar as pessoas de que o lixo descartado contribui para uma imagem negativa da cidade, além de causar problemas de saúde. Para o superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, a PMJP, por meio da Emlur, está fazendo sua parte, aumentando o número de papeleiras e contentores, reforçando o quantitativo de agentes de limpeza nas praias e sensibilizando as pessoas para contribuírem com a limpeza da cidade.

"João Pessoa é conhecida por suas belezas. Para mantê-la limpa temos que contar com o apoio da população, principalmente nessa época em que o número de turistas aumenta consideravelmente. Por isso, desenvolvemos a campanha 'Cidade Limpeza, Verão Beleza' para sensibilizar os frequentadores a deixarem as praias limpas e contribuírem para a preservação do meio ambiente", ressaltou Coriolano Coutinho.

A Emlur realiza a limpeza (ação de catação e varrição) da orla marítima em três turnos, de Manaíra ao Cabo Branco (8 km). Nas demais localidades - Bessa, Penha, Seixas e Praia do Sol -, o serviço é alternado, havendo um incremento no período de verão, quando aumenta o fluxo de banhistas. Além dessa operação diária, a Emlur ainda utiliza a máquina Varredeira Especial para a limpeza da areia da praia. O equipamento filtra a sujeira enterrada na areia como cacos de vidro e outros objetos cortantes.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário