quarta-feira

Hemocentro faz campanha de coleta de sangue no Dia do Doador



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora o ‘Dia Internacional do Doador de Sangue’ nesta quarta-feira (25) em homenagem aos doadores que ajudam a salvar vidas.
A diretora da Hemorrede, Patrícia Freitas, revelou que, como parte das atividades ligadas a data, haverá coleta externa no Parque Solon de Lucena (Lagoa). No Hemocentro de Campina de Grande e hemonúcleos também acontece uma programação especial. “Além das pessoas que são doadores fidelizados, nós queremos aumentar ainda mais o nosso cadastro, pois a demanda é grande”, afirmou a diretora do Hemocentro.
Segundo a secretaria, a cada mês, em média, quatro mil pessoas doam sangue no Hemocentro de João Pessoa, que tem em seu banco de dados 90.579 doadores cadastrados. Em toda a Hemorrede, formada por órgãos do tipo na Capital e em Campina Grande, mais 10 hemonúcleos espalhados pelo interior do Estado, mensalmente são realizadas 8 mil coletas.
Meta
Patrícia Freitas explicou que a meta nesta quarta-feira é coletar cerca de 800 bolsas de sangue em toda a Hemorrede, sendo 400 só em João Pessoa, 200 em Campina Grande e mais 200 nos hemonúcleos. “Para isso, nós estamos fazendo um apelo àquelas pessoas que nunca doaram sangue que compareçam as unidades de coleta em todo o Estado para fazer a sua doação como também aos doadores já cadastrados e que estão aptos a doar que não deixem de vir para fazer o seu gesto de amor e solidariedade e participar da nossa programação”, disse.
Exames
As pessoas que procuram a Hemorrede para doar sangue, além de estar ajudando a salvar vidas, fazem uma bateria de exames para o diagnóstico de várias doenças como a Aids, sífilis, hepatite e outras contraídas pelo sangue. A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Os hemonúcleos estão localizados nas cidades de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.
Para ser doador a pessoa precisa ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue. “Não existe risco no ato de doar sangue, pois todo material é descartável”, garantiu a diretora.




Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário