terça-feira

Encontro vai estimular exportação da Paraíba


 



Evento capacita gratuitamente empresários e aponta o caminho para a exportação

O Encontro de Comércio Exterior (Encomex), que será realizado em João Pessoa nos dias 17 e 18 de novembro, vai estimular e assessorar a participação dos micro, pequenos e médios empresários paraibanos – de forma gratuita - no mercado internacional. A expectativa é incrementar o comércio exterior do Estado e informar sobre normas e procedimentos vigentes na área, bem como promover a aproximação com empresas comerciais exportadoras (tradings) de todo Brasil.

A programação do Encomex João Pessoa foi criteriosamente estabelecida e colocará à disposição dos participantes informações sobre Drawback, Logística, Agronegócios, Promoção das Exportações, Exporta Fácil, Adequação Tecnológica, Proteção Financeira, Cooperativismo, Exportação de Serviços, Procedimentos Aduaneiros na Importação, Financiamentos, Soluções Eletrônicas de Comércio Exterior, Barreiras Técnicas, Planejamento Estratégico para Exportar, Promoção Comercial, Como Exportar para a União Européia, Internacionalização das MPEs e Casos de Sucesso.

Com um misto de seminários, oficinas, encontros, mostra de produtos e serviços, o Encomex busca tirar todas as dúvidas sobre a possibilidade da exportação de produtos paraibanos, além de ensinar as ferramentas necessárias para a exportação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço eletrônico www.encomex.mdic.gov.br, até o dia 16 de novembro. Após esta data, as inscrições podem ser feitas a qualquer momento, no local do evento.

O Encomex é fruto da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio (MDIC) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex), o Encontro de Negócios é realizado há 12 anos e já atraiu mais de 84 mil participantes e 32 mil empresas em todo o Brasil.

Para realizar o Encontro, o MDIC conta com a parceria dos principais órgãos federais e instituições estaduais com atividades relacionadas ao comércio exterior. Dentre eles, destacam-se o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o Sebrae, a ApexBrasil, o Banco do Brasil, a Caixa Econômica, o BNDES, a Seguradora Brasileira de Crédito à Exportação (SBCE) e os Correios, que também estarão expondo seus serviços e produtos para o público.

Na Paraíba, são parceiros e participantes do Encomex a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), o Centro Internacional de Negócios da Paraíba (CIN-PB), o Governo da Paraíba, o Banco do Nordeste, além de outros parceiros locais.

Confira abaixo os temas a serem abordados no Encomex 2009 – João Pessoa:


* Drawback

* Logística

* Agronegócios

* Promoção das Exportações

* Exporta Fácil

* Adequação Tecnológica

* Proteção Financeira

* Cooperativismo

* Exportação de Serviços

* Procedimentos aduaneiros na Importação

* Financiamentos

* Soluções Eletrônicas de Comércio Exterior

* Barreiras Técnicas

* Planejamento Estratégico para Exportar

* Promoção Comercial

* Como Exportar para a União Européia

* Internacionalização das MPEs

* Casos de Sucesso

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Tv Conde

Nenhum comentário:

Postar um comentário