sábado

246ª Festa da Penha inicia programação nesta quarta-feira



A 246ª Festa de Nossa Senhora da Penha, em João Pessoa, tem como tema para este ano “A exemplo de Maria, caminhemos na justiça para encontrarmos a paz”. O ponto alto da festa acontece neste sábado, dia 28, com a romaria, quando os romeiros sairão da Igreja de Lourdes rumo ao Santuário da Penha, sendo concluída a festa com uma missa campal.

A caminhada representa um momento de devoção e fé dos católicos que caminham  14 quilômetros do Centro até a orla da capital paraibana, entoados por cânticos e homenagens a Nossa Senhora da Penha. aA caminhada terá início às 22h, na Igreja de Lourdes.
Confira a Programação deste sábado:
Dia 28/11 (Sábado):
16h: Momento de Oração no Santuário da Penha.
17h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora da Penha (do Santuário até a igreja de Nossa Senhora de Lourdes, no Centro de João Pessoa).
19h: Missa na Igreja de Lourdes.
22h: Após a bênção de envio, proferida pelo Arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, tem início a Romaria saindo da igreja de Lourdes. O andor com a imagem da Santa deve chegar ao Santuário da Penha por volta das 4h da madrugada do Domingo, dia 29. Em seguida haverá uma Missa Campal presidida pelo Arcebispo Dom Aldo.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Ameaça do crack preocupa o Congresso


O crescimento vertiginoso da dependência do crack é o termômetro da falta de política adequada para tratamento de um problema que já perdeu o controle. A constatação é de parlamentares que discutem no Congresso cerca de 20 versões diferentes sobre uma maneira de frear o rastro mortal que a chamada "pedra maldita" causa aos que seguem seu caminho.
"O que nos falta no Brasil é diferenciar o crack de outras drogas para que possamos ter avanços significativos na prevenção e no enfrentamento a esse mal. O país ainda não acordou para a urgência do problema", adverte Paulo Pimenta (PT-RS), relator da CPI da Violência Urbana na Câmara.
O parlamentar, que foi relator da lei em vigor sobre drogas no Brasil, viajou na sexta-feira (27)para uma reunião com técnicos do observatório europeu da droga e da toxicodependência, em Portugal, em busca de modelos de atendimento que possam se encaixar à realidade brasileira.
Ele cita também a inexistência de um sistema de saúde que atenda as particularidades da droga. "O usuário do crack precisa de acompanhamento 24 horas para se livrar desse mal porque ele é compulsivo e ganha dependência rapidamente se nada for feito, mas o que o governo não conseguiu pensar dessa forma ainda".
No Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) deu mais peso ao assunto e criou há 15 dias a subcomissão de segurança pública, com a função de percorrer o Brasil para verificar os casos mais emblemáticos ligados ao tráfico e a dependência do crack, além de ajustar propostas mais objetivas sobre o problema. "A ideia é que a gente vote um pacote anti-crack e traga especialistas ligados ao assunto para ajudar na discussão", adianta o presidente da subcomissão, senador Tasso Jereissatti (PSDB-CE).
A ineficácia nas ações do governo no combate à droga também foi avaliada pelo presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres (DEM-GO). "O governo está no caminho de tentar apenas tratar viciados, enquanto o tráfico tem tomado conta do país. Temos que encontrar tratamento adequado para os doentes, assim como já existem em outros países e estamos, inclusive, autorizados a fazer viagens internacionais para verificar quais os tratamentos seriam mais adequados para o quadro no Brasil".

Autor de três projetos envolvendo ações mais severas aos criminosos, o senador gaúcho Sérgio Zambiasi (PTB) defende o aumento da pena de dois terços até o dobro quando a droga vendida for a pedra. "O governo faz campanhas específicas de massa no combate às doenças sexuais no carnaval, mas esquece que há outras doenças, como o caso do crack, que duram todo o ano. Ainda falta foco das autoridades e desinformação por parte da população em relação à droga".


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Comércio de João Pessoa abrirá aos domingos a partir do próximo dia 29


O comércio de João Pessoa estará aberto aos domingos a partir do próximo dia 29 até o final do mês de dezembro. A decisão visa proporcionar aos clientes mais tempo para realizarem as compras de fim de ano.
Segundo o Presidente da CDL/JP, Jurandir Vasconcelos, a medida irá oferecer condições para o consumidor antecipar as suas compras de final de ano. “Com o comércio aberto, o cliente tem mais tempo para procurar melhor os presentes, pesquisar preços e voltar para comprar”, afirmou.
A expectativa é que com a abertura do comércio aos domingos haja um crescimento de 15% nas vendas nesse período.
A CDL/JP destaca a importância dos empresários que irão abrir seus estabelecimentos ficarem atentos às leis trabalhistas. Todo funcionário que trabalhar aos domingos e feriados tem direito a receber ajuda de custo, além de um dia de folga na semana seguinte.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Frentista assassina a tiros flanelinha no bairro da Torre; polícia acredita em acerto de contas




Por volta das 21h30, a polícia registrou mais um assassinato. Desta vez o crime aconteceu na Rua Santa Júlia, ao lado do Hospital Samaritano, na Torre e teve como vítima o flanelinha André Luiz Rosendo, 26 anos. Poucos minutos após o crime, o acusado foi preso. O frentista Fagner Ricardo Bento de Lima, 29 anos foi localizado em sua casa e confessou o assassinato. Ele disse que matou o rapaz porque estava sendo ameaçado por ele, mas ao disse os motivos das ameaças.

De acordo com a polícia, o flanelinha caminhava pela rua quando foi surpreendido pelo frentista que chegou por trás e foi logo atirando. André Luiz Rosendo, de acordo com a polícia, ainda tentou sacar um revólver para se defender, mas não deu tempo e morreu com a arma na mão. A polícia tem duas linhas de investigação para descobrir os motivos do assassinato. Uma é uma briga de família e a outra é o tráfico de drogas.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

sexta-feira

Equipe TAM realiza terceira visita a João Pessoa


Está prevista para o dia 27 a terceira visita da equipe TAM Viagens. Catorze pessoas devem permanecer de 27 a 31 de novembro na capital para se familiarizar cada vez mais com as instalações do estado, a estrutura hoteleira e as belezas naturais e arquitetônicas, os atrativos paraibanos.
A equipe TAM Viagens realiza o terceiro Famtour em João Pessoa. Trata-se de uma capacitação para agentes de viagem que se especializam na diversidade turística do local, com a finalidade de trazer novos visitantes. Com essa aproximação, fica mais fácil transmitir aos turistas mais detalhes e veracidade dos atrativos culturais e ambientais.
Um momento interessante para os convidados da TAM será a apresentação do grupo folclórico do SESC - Tenente Lucena – previsto para 20h do dia 27, no restaurante L´Atlantique do Hardman Praia Hotel.
A realização do Famtour é da Promo Brasil/PBTUR e TAM VIAGENS em parceria com a ABIH-PB.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Morre o dono do Restaurante Tererê após cair do prédio

WP-Morre dono do Tererê























O empresário Júlio César dos Santos, proprietário do Restaurante Tererê, despencou do segundo andar do prédio do seu estabelecimento, que está em reforma na praia do Cabo Branco, em João Pessoa, e morreu instantaneamente, por volta das 17h desta quinta (26).
De acordo com informações apuradas, Júlio César estava inspecionando a obra de dois pavimentos. No segundo andar, quando ele caminhava, pisou numa tábua que estava solta e despencou para o primeiro andar, onde caiu batendo com a cabeça sobre trilhos de construção.
A consternação tomou conta de todos no restaurante, inclusive pelo desespero e inconformismo dos familiares de Júlio. Muitos amigos e curiosos foram ao local em busca de notícias.
Às 17h55 chegou ao local o delegado Manoel Idalino, que vai apurar o caso. Ele estava acompanhado de uma equipe do Departamento e Medicina Legal (DML), que realizou trabalhos de perícia e remoção do corpo.
Preliminarmente o delegado afirma que a morte do empresário deve se tratar de uma triste fatalidade. Porém, todos os procedimentos cabíveis serão realizados pela polícia.
O empresário
Nascido em Ribeirão Preto, município localizado no interior do estado de São Paulo, o empresário Júlio Cesar dos Santos tinha 54 anos, era casado, tinha filhos e há muito já se considerava paraibano de coração.
Familiares, amigos e diversos profissionais sempre o apontaram como um grande administrador de empresas pela visão empresarial que possuía e zelo com que tratava dos negócios. Tanto era que, o empresário havia adotado o hábito de visitar diariamente o canteiro de obras de expansão do restaurante para acompanhar de perto o andamento dos trabalhos que foram iniciados há cerca de um ano.
Sempre preocupado com o bem-estar físico e emocional, ele havia feito recentemente uma cirurgia para redução do estômago e se recuperava de forma positiva.
Foi sob o comando do empresário Júlio Cesar que a Churrascaria Tererê se tornou em 18 anos de existência um dos empreendimentos mais respeitados e freqüentados de João Pessoa.
O empreendimento foi instalado em três localidades na Capital, sendo a primeira vez no Bairro de Manaíra, a segunda, na Avenida Rui Carneiro e a terceira, na Praia do Cabo Branco, onde permanece.
Seqüestro em junho
No último mês de junho a família do proprietário do mesmo restaurante viveu outro momento difícil. Na ocasião, a esposa e a cunhada do dono do Tererê foram sequestradas por três homens na Avenida Flávio Ribeiro Coutinho, em Manaíra.
Na época, a polícia revelou que os bandidos teriam abordado as vítimas no momento em que elas entravam no veículo.
Depois de serem mantidas por várias horas em poder dos sequestradores, as duas mulheres foram abandonadas dentro do carro nas imediações da fábrica de calçados Alpargatas, em Santa Rita.
Os bandidos foram presos dias depois.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Suposta tentativa de fraude na eleição da OAB/PB é denunciada através de fotografias.

A divulgação de fotos de um funcionário da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba, confeccionando carteiras provisórias poderá se transformar na comprovação de uma tentativa de fraude na eleição deste sábado, 28. O escândalo foi denunciado hoje no momento em que o advogado Delosmar Mendonça, candidato ao Conselho Federal na chapa “Avança OAB”, encabeçada por José Mário Porto – tenta o terceiro mandato, concedia entrevista no programa Rádio Verdade, comando pelo radialista Nilvan Ferreira.

Os flagrantes mostram um funcionário confeccionando diversas carteiras provisórias da OAB/PB e a tela do computador onde está sendo feito o serviço à relação com os nomes, supostamente de advogados, ou representantes, que estariam habilitados a votar na eleição deste sábado, cujo processo de votação em João Pessoa dar-se-á nas dependências do Esporte Clube Cabo Branco, em Miramar.

Uma representação está sendo encaminhada pela chapa “OAB: Um novo tempo”, encabeçada pelo advogado Odon Bezerra, a Comissão Eleitoral das eleições da Ordem com pedido de investigação, tendo em vista a gravidade dos fatos e, principalmente, da denúncia formulada publicamente e as fotografias que comprovam a suposta tentativa de fraude.

As fotos foram feitas nesta quarta-feira, 25, na sala de informática localizada na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional da Paraíba. “É muita grave o que está ocorrendo e temo que aconteça uma fraude na eleição da OAB, o que não queremos porque nos transformaríamos numa péssima referência para a sociedade”, afirmou o advogado que não se identificou.

Logo após fazer a denúncia através do rádio, o advogado encaminhou as fotografias que podem comprovar a tentativa de fraude para diversos e-mails, principalmente para inúmeros integrantes da imprensa. A desconfiança é que a confecção das carteiras seja dirigida a pessoas que não estejam em condições de votar.

Desconhece - O advogado Delosmar Mendonça ouviu a denuncia feita nos últimos minutos do programa comandado pelo radialista Nilvan Ferreira, tendo justificado que “desconheço a existência”, destacando que a atual direção da OAB não prima por esse expediente. “Quem se sentir prejudicado que encaminhe a denuncia a Comissão Eleitoral”, afirmou.


Veja fotos abaixo:






















Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

quarta-feira

Ex-presidiário é executado por sete disparos na cidade de Bayeux





O ex-presidiário Reginaldo Mendes da Silva Júnior, 26 anos, foi baleado na manhã desta quarta-feira, 25, sendo socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma, onde já chegou sem vida.
Reginaldo foi socorrido por uma viatura de resgate da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo informações da polícia, o ex-presidiário sofreu sete disparos de arma de fogo no bairro Mário Andreazza (Mutirão), em Bayeux, região metropolitana de João Pessoa.
Ele foi atingido com quatro tiros no tórax, dois no queixo e um no abdômen. A polícia tomou conhecimento de que o crime foi praticado por dois homens identificados por Márcio e Galo, que estão foragidos.


 Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo


Mais de 60% dos homens jovens na Paraíba morrem de forma violenta




Os índices revelados em uma pesquisa do IBGE divulgada nesta terça-feira, dia 25,  mostraram um dado alarmante envolvendo os homens jovens na Paraíba: 61% deles morrem de forma violenta; ou seja, por homicídios, suicídios e acidentes de trânsito.
De acordo com os resultados da pesquisa, este é um fenômeno generalizado em todos os estados brasileiros e mesmo entre as mulheres jovens já se observa tendência de elevação de mortes por violência.
Na Paraíba, em 2008, foram registrados 23.359 óbitos, sendo 56,4% óbitos de homens e 43,6% óbitos de mulheres. Do total, 17,76% ocorreu em João Pessoa. Dos 23,3 mil óbitos registrados, pelo menos 2.115 foram violentos representando 9% dos óbitos registrados ao longo do ano de 2008.
A questão da morte violenta, principalmente entre jovens, é cada vez mais comum, resultante do processo de urbanização e marginalização de segmentos expressivos da população, principalmente o segmento mais jovem, camada sobre a qual incide mais fortemente o desemprego, as drogas, os homicídios. Considerando a população oriunda das periferias urbanas e das áreas rurais, a influência parte de questões ainda não totalmente resolvidas do acesso à terra.
 Em 2008, 849 crianças menores de 1 anos de idade morreram no estado, sendo que 17,5% somente em João Pessoa. Até o final da década de 1980, a morte prevalecia na faixa de crianças com 28 a 364 dias - fase pós-neonatal. A partir de então, começou a predominar óbitos de crianças de 0 a 6 dias. No ano passado, 66,6% das crianças paraibanas que morreram tinham de zero a 27 dias de vida.
Com relação ao número de registros de nascimento, constatou-se um aumento positivo no estado. Em 1998, 30% da população não tinha certidão de nascimento. E no ano passado apenas 5% dos paraibanos estavam sem o registro. Neste ano, 89,1% dos registros extemporâneos foram de indivíduos com até 12 anos de idade.Segundo o documento do IBGE, "sob a ótica da cidadania, é fundamental a recuperação dos registros de nascimentos o mais rápido possível, visto que essas crianças e, às vezes, até adultos precisam estabelecer uma relação formal com o Estado e legitimar o acesso aos seus serviços".


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Romeu Lemos anuncia calçamento do acesso a praia de Coqueirinho



. Lemos destaca importância do calçamento do acesso
Uma reivindicação antiga de moradores, frequentadores e turistas de uma das praias mais bonitas do Brasil vai ser finalmente atendida. O secretário de Turismo do estado, Romeu Lemos, informou ao WSCOM Online nesta terça-feira, 25, que assinou um convênio com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) para o calçamento da ladeira que dá acesso a Praia de Coqueirinho.
“Vamos calçar a ladeira que dá acesso a Praia de Coqueirinho que é uma coisa que há muito tempo muita gente reclama e ninguém faz e vamos iniciar a construção ainda no mês de dezembro para que os turistas tenham melhor acesso ainda neste verão”, disse Lemos.
Lemos destaca importância do calçamento do acesso
Lemos informou ainda que nos próximos dias 8, 9 e 10, no Hotel Verde Green, a Setur vai realizar um treinamento com donos, gerentes e funcionários de hotéis, pousadas, bares e restaurantes, de excelência no atendimento. “Isso é importante para que os turistas sejam bem atendidos e a façam propaganda de nossa cidade”, destacou.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Advogada de Wander Pires tenta revogar prisão do sambista






Angélica Fraga, advogada do sambista Wander Pires, intérprete da escola de samba Viradouro preso na madrugada desta terça-feira por não pagar pensão alimentícia, esteve na manhã desta quinta-feira no Fórum de Jacarepaguá, para tentar revogar a prisão de seu cliente. A advogada diz ter reunido documentos que comprovariam que Wander estaria pagando a dívida acumulada, ainda que em atraso.

Na noite desta terça, Wander (foto ao lado, momentos antes da prisão) cantava em uma casa de shows da Barra da Tijuca, quando recebeu voz de prisão. De acordo com Angélica, o intérprete deve R$ 11.560 de pensão alimentícia a seus quatro filhos, mas não teria o valor que a ex-mulher está pedindo. A expedição do mandado de prisão teria sido acarretada pelo pagamento com atraso de uma das guias de depósito.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Ricardo Coutinho inaugura até dezembro Pólos de Inclusão Social em dois bairros de JP


Os moradores dos bairros dos Funcionários II e Alto do Mateus serão beneficiados com a implantação de duas Unidades de Inclusão Social, que serão entregues até o final de dezembro. A iniciativa é da Prefeitura de João Pessoa (PMJP). Os empreendimentos são ligados a Secretaria de Desenvolvimento e Ação Social (Sedes), destinados à capacitação e geração de emprego e renda. O investimento nas obras é de aproximadamente R$ 753 mil.

A Secretaria de Infraestrutura informou que as obras do Centro de Inclusão Social Maria de Nazaré, no Funcionários II, estão na etapa final. Já as obras da Unidade de Inclusão Produtiva e Vestuário, no bairro do Alto do Mateus, foram concluídas.

O Centro de Inclusão Social Maria de Nazaré conta com uma área de aproximadamente três mil metros quadrados. Nesse espaço os usuários vão contar com cursos na área de Construção civil, Gastronomia e Informática. Segundo a diretora de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Iara Pond, a capacitação será destinada a população em geral e beneficiários do Bolsa Família. "Pretendemos atender uma média de 400 pessoas por ano, nos três cursos", explicou. O curso de Informática estará disponível para crianças, adolescentes, jovens e adultos, e os de Construção civil e Gastronomia para pessoas a partir de 16 anos.

A nova estrutura dispõe de salas de Informática, Psicologia, Assistência social, Coordenação, sala de professor, biblioteca, cozinha, almoxarifado, depósito, sala de aula e galpão. Na área externa há um jardim e estacionamento. No Maria de Nazaré foram investidos R$ 510.762,46.

Alto do Mateus - A Unidade de Inclusão Produtiva e Vestuário vai oferecer cursos de costura, confecção de lingerie, lycra e serigrafia para a população e beneficiários do Bolsa Família, a partir dos 16 anos. A meta da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) é atender cerca de 300 pessoas por ano.

O prédio comporta uma ampla sala de aula, ateliê, serigrafia, câmara escura e anti-câmara, além de administração, copa-cozinha, duas baterias de banheiros, estacionamento, pátio calçado, jardins circulando todo o prédio e sala de exposição (loja). O investimento foi de R$ 242.475,33.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Hemocentro faz campanha de coleta de sangue no Dia do Doador



A Secretaria de Estado da Saúde (SES) comemora o ‘Dia Internacional do Doador de Sangue’ nesta quarta-feira (25) em homenagem aos doadores que ajudam a salvar vidas.
A diretora da Hemorrede, Patrícia Freitas, revelou que, como parte das atividades ligadas a data, haverá coleta externa no Parque Solon de Lucena (Lagoa). No Hemocentro de Campina de Grande e hemonúcleos também acontece uma programação especial. “Além das pessoas que são doadores fidelizados, nós queremos aumentar ainda mais o nosso cadastro, pois a demanda é grande”, afirmou a diretora do Hemocentro.
Segundo a secretaria, a cada mês, em média, quatro mil pessoas doam sangue no Hemocentro de João Pessoa, que tem em seu banco de dados 90.579 doadores cadastrados. Em toda a Hemorrede, formada por órgãos do tipo na Capital e em Campina Grande, mais 10 hemonúcleos espalhados pelo interior do Estado, mensalmente são realizadas 8 mil coletas.
Meta
Patrícia Freitas explicou que a meta nesta quarta-feira é coletar cerca de 800 bolsas de sangue em toda a Hemorrede, sendo 400 só em João Pessoa, 200 em Campina Grande e mais 200 nos hemonúcleos. “Para isso, nós estamos fazendo um apelo àquelas pessoas que nunca doaram sangue que compareçam as unidades de coleta em todo o Estado para fazer a sua doação como também aos doadores já cadastrados e que estão aptos a doar que não deixem de vir para fazer o seu gesto de amor e solidariedade e participar da nossa programação”, disse.
Exames
As pessoas que procuram a Hemorrede para doar sangue, além de estar ajudando a salvar vidas, fazem uma bateria de exames para o diagnóstico de várias doenças como a Aids, sífilis, hepatite e outras contraídas pelo sangue. A Rede Hemocentro da Paraíba é responsável por atender 40 hospitais, cobrindo 100% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) e mais os leitos de planos de saúde cadastrados. Os hemonúcleos estão localizados nas cidades de Guarabira, Picuí, Monteiro, Princesa Isabel, Patos, Piancó, Itaporanga, Cajazeiras, Sousa e Catolé do Rocha.
Para ser doador a pessoa precisa ter idade de 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantam a qualidade do sangue. “Não existe risco no ato de doar sangue, pois todo material é descartável”, garantiu a diretora.




Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

terça-feira

FOI SEPULTADO NESTA TARDE ZUZU DO CÔCO MORTO BRUTALMENTE NA PRAÇA CENTRAL DE CONDE




Gostaria de contar uma história diferente Sem injustiça, sem morte, sem violência.
Que elevasse a alta estima da gente Mas o que você vai ler é uma truculência
Um assassinato assim de repente Agrediu a nossa consciência
Uma história triste e real  É o que me levou a descrever
Um assassinato brutal.

 Foi sepultado nesta têrça  feira, 24, as17:30 hs, Manoel Alves de Souza conhecido como Zuzu do Côco que foi brutalmente assasinado em plena praça pública no centro da cidade de conde, vários parentes, amigos e politicos estiveram presente: o ex-prefeito Temístocles de Almeida  Ribeiro, ex-prefeita Arleide almeida de azevedo e outros.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

segunda-feira

Decretos do presidente Lula regularizam terras quilombolas na Paraíba e em mais 13 Estados



O "Diário Oficial" da União desta segunda-feira (23) traz os decretos assinados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que regularizam territórios quilombolas na Paraíba e em mais 13 Estados brasileiros. Para isso, estão sendo desapropriados 342 mil hectares de terra. Mais de 3.800 famílias serão beneficiadas. De acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), esses são os primeiros decretos de áreas quilombolas que envolvem desapropriações (áreas que não são em terras públicas).

A partir daí, o Incra iniciará os processos de avaliação dos imóveis localizados nessas terras. Após o pagamento de indenização aos proprietários, as famílias terão acesso a todo o território e, posteriormente, receberão também o título de domínio definitivo das terras, que é coletivo e inalienável (não pode ser vendido nem cedido).

Para o presidente do instituto, Rolf Hackbart, a regularização representa a reparação de uma dívida social histórica, pois dá às comunidades negras o direito de permanência no território onde vivem, antes ocupado por seus antepassados.

Com o título coletivo da terra, essas comunidades podem ter acesso a políticas públicas básicas, como o Bolsa Família, Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) e o PAA (Programa de Aquisição de Alimentos).

Regularização é ato de justiça

Atualmente, outros 20 processos para a regularização de territórios quilombolas encontram-se em andamento na Superintendência Regional do Incra na Paraíba.

De acordo com a presidente da Associação de Apoio aos Assentamentos e Comunidades Afro-descendentes da Paraíba (Aacade-PB), Francimar Fernandes, das 35 comunidades remanescentes de quilombos identificadas na Paraíba, 31 já possuem a Certidão de Autodefinição expedida pela Fundação Cultural Palmares.

Para o superintendente do Incra-PB, Frei Anastácio, a regularização dos territórios quilombolas é mais uma política afirmativa do Governo Lula e, acima de tudo, um ato de justiça. “O reconhecimento das terras dessas comunidades é uma questão de justiça em relação às famílias, que guardam no sangue um passado de muita exploração e sofrimento”, afirmou.

Comunidades quilombolas

As comunidades quilombolas são grupos étnicos predominantemente constituídos pela população negra rural ou urbana, que se autodefinem a partir das relações com a terra, o parentesco, o território, a ancestralidade, as tradições e práticas culturais próprias. Estima-se que em todo o País existam mais de três mil comunidades quilombolas.

Para terem seus territórios regularizados, as comunidades quilombolas devem encaminhar uma declaração na qual se identificam como comunidade remanescente de quilombo à Fundação Cultural Palmares, que expedirá uma Certidão de Auto-reconhecimento em nome da mesma. Devem ainda encaminhar à Superintendência Regional do Incra uma solicitação formal de abertura dos procedimentos administrativos visando à regularização.


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

ASSASINATO EM PRAÇA PÚBLICA NA CIDADE DE CONDE






Mais um assasinato brutal em praça pública na cidade de conde, ás 17 hs desta segunda feira,23,  Manoel Alves de Souza conhecido como zuzu do côco, 52 anos foi executado com vários disparos por 2 elementos que estavam em uma moto de placa não indentificada, população local suspeita de vingança pois o mesmo tinha um caminhão e trocou numa caminhonete D-20  e logo após descobriu que a mesma era aduterada tentou desfazer  da transação e depois de vários problemas com essa transação entrou na justiça e esse pode ser um dos motivos  desse bárbaro assasinato, cabe agora as autoridades policias desvendar esse crime.
Outras fotos acesse www.tvconde.blogspot.com

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

sábado

Mais um presidiário é executado em João Pessoa; foi morto com um tiro no rosto



Mais um presidiário foi executado em João Pessoa. O crime aconteceu na manhã deste sábado, dia 21, no bairro de Tambiá. As primeiras informações dão conta de que Carlos Freitas Nascimento, de 48 anos, foi assassinado enquanto caminhava em direção a sua residência por um homem, ainda não identificado.
De acordo com o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), a vítima foi assassinada com um tiro na face, por volta das 7h. Nada foi levado.
Carlos Freitas cumpria pena no regime semi-aberto por tentativa de homicídio.
O acusado fugiu logo após a execução. A polícia ainda não tem pistas so bre o seu paradeiro.



Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo 

Lula: Brasil criará 1,3 milhão de empregos formais até o final 2009



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (20) que o País encerrará o ano com 1,3 milhão de novos empregos formais. O número é maior que o estimado nesta semana pelo ministro do Trabalho, Carlos Lupi, para quem o País criaria entre 1 milhão e 1,1 milhão de vagas líquidas com carteira assinada em 2009. No ano que vem, sua previsão é de 2 milhões.
"Vamos terminar o ano criando 1 milhão e trezentos mil empregos com carteira assinada", afirmou o presidente durante visita à fábrica da Ford, em Camaçari, para um anúncio de investimentos.
De janeiro a outubro, foram criados 1,163 milhão de empregos formais no País. Em dezembro, tradicionalmente há uma dispensa líquida de empregados.
Aos funcionários da fábrica, Lula fez um breve histórico da crise financeira internacional, repetiu o conceito da "marolinha" e defendeu a atuação de bancos públicos nos meses de maior dificuldade.
Segundo ele, somente o Banco do Brasil tem disponibilizado hoje todo o crédito que o País tinha em 2003.
"O Brasil em 2003 tinha R$ 380 bilhões (em crédito) disponibilizado para o Brasil inteiro. Hoje, só o Banco do Brasil tem isso."
Ao delinear a gênese da crise no mercado financeiro global, o presidente defendeu a regulação brasileira. No Brasil, disse, nenhum banco pode alavancar mais que 10 vezes o patrimônio líquido da instituição.
"Portanto a gente tinha solidez no sistema financeiro", ponderou, dizendo que os bancos americanos alavancavam seu capital em mais de 35 vezes antes da crise.
Lula afirmou ainda, que Bush errou ao não evitar a quebra do Lehman Brothers.
"Se o presidente Bush tivesse noção do prejuízo que iria causar ao mundo a quebra do Lehman Brothers, possivelmente com menos de 10% do dinheiro que o tesouro americano teve que colocar no sistema financeiro (inteiro), ele teria evitado que o Lehman Brothers quebrasse e teria evitado a crise financeira internacional, que tomou conta do mundo por uma desconfiança."


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Força-tarefa do Ministério Público embarga quase 50 obras no Estado da Paraíba



A força-tarefa realizada pelo Ministério Público do Trabalho na Paraíba resultou em 44 obras embargadas no estado. As obras foram embargadas por descumprimento das normas de segurança do trabalhador. As informações foram repassadas à imprensa em uma coletiva realizada na tarde desta sexta-feira, dia 20.

Ao todo, as cinco equipes do Ministério do Trabalho fiscalizaram 46 obras em João Pessoa, Campina Grande e Patos. Dessas obras, 18 foram totalmente embargadas e 26 parcialmente. Após as fiscalizações, foi emitido um laudo técnico constando todas as irregularidades. Segundo os procuradores do MPT, que participaram da entrevista, os responsáveis pelas obras terão que se adequar as normas de segurança para poderem continuar os trabalhos.

A força-tarefa atuou em todo o território nacional e embargou mais de 200 obras. Por causa dos altos índices de acidentes, o Ministério Publico do Trabalho realizará na Paraíba fiscalizações anuais nas obras. 


Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Edição de Texto: Rafaela Soares
Fotos : Central Conde de Jornalismo