terça-feira

Hemocentro realiza coleta externa de sangue em Mamanguape, nesta quarta- feira

O Hemocentro da Paraíba, órgão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) fará uma coleta externa de sangue, a última deste mês de março, nesta quarta-feira (31), no município de Mamanguape, na região do Vale do Paraíba. Das 8h às 16h, a unidade volante estará na Praça São Sebastião, no Centro da cidade. O Hemocentro espera coletar cerca de 30 bolsas de sangue, nesta ação. As coletas externas geralmente são realizadas quatro vezes a cada mês.

Este mês, o Hemocentro realizou três coletas, duas no Parque Solon de Lucena (Lagoa), nos dias 3 e 17, e uma na cidade de Gurinhém, no dia 24. De acordo com a gerente de Ações Estratégicas do Hemocentro, Vânia Pereira, além de João Pessoa, as coletas também estão sendo realizadas em cidades próximas à Capital, como foi o caso de Gurinhém e, agora, de Mamanguape. “Isso mostra que a tendência é expandir essa nossa ação para outras cidades circunvizinhas”, comentou.

As coletas externas de sangue vêm sendo realizadas todos os meses e sempre às quartas-feiras e, em algumas vezes aos sábados, e tem como principal objetivo garantir o estoque de sangue. A cada coleta externa são conseguidas, em média, cerca de trinta bolsas de sangue. Vânia Pereira disse que, antes dos profissionais começarem a coletar o sangue, é feito um trabalho educativo e de conscientização junto à população com a distribuição de material educativo, mostrando às pessoas a importância de doar sangue.


Vânia Pereira explicou que muitas vezes são as empresas, instituições e órgãos públicos e privados que ligam para o Hemocentro e solicitam a coleta externa de sangue. "Mas, quando isso não acontece, a gente mesmo se encarrega de fazer esses contatos e oferecer o serviço”, disse. O telefone para solicitar coleta externa de sangue é o 3218-7698.

Para ser doador a pessoa precisa ter entre 18 e 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não estar tomando remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde. Todo o material coletado passa por exames de sífilis, HIV, hepatite B e C, entre outros que garantem a qualidade do sangue coletado. “Não existe risco no ato de doar sangue, pois todo material é descartável”, garantiu Vânia Pereira.

Fortalecendo o estoque - A Paraíba dispõe hoje de uma rede formada por dois hemocentros (João Pessoa e Campina Grande) e dez hemonúcleos que contribuem para fortalecer o estoque de bolsas de sangue do Hemocentro, em João Pessoa.

 Os hemonúcleos estão localizados nas cidades de Princesa Isabel, Picui, Itaporanga, Piancó, Patos, Sousa, Cajazeiras, Guarabira, Monteiro e Catolé do Rocha. O excedente de sangue doado nesses hemonúcleos é transferido para João Pessoa em carro refrigerado. No Hemocentro da Capital, o material passa por 24 horas de inspeção para conferir a qualidade e possibilitar o seu aproveitamento.

Reportagem: Mário luiz ( carioca )
Fotos : Central Conde de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário