segunda-feira

Parada do Orgulho LGBT pede o fim da homofobia, em João Pessoa

Evento aconteceu neste domingo (6) na Orla de João Pessoa.
Em 2011, 18 mortes por motivação homofóbica foram registradas na PB.

X Parada do Orgulho LGBT em João Pessoa (Foto: Rammom Monte/G1) 
Concentração da X Parada do Orgulho LGBT em
João Pessoa (Foto: Rammom Monte/G1)
Plumas e paetês enfeitam a Orla de João Pessoa durante a 10ª Parada do Orgulho e da Cidadania LGBT, que aconteceu neste domingo (6). A concentração ocorreu na orla de Cabo Branco em frente ao balneário do Sesc Cabo Branco. De acordo com o vice-presidente do Movimento do Espírito Lilás (MEL), Renan Palmeira, o público esperado é de 25 mil pessoas, entre gays, lésbicas, transexuais, travestis e simpatizantes.
Apesar do clima festivo os manifestantes estavam unidos para pedir o fim da violência contra os homossexuais. Na Paraíba, de acordo com o último levantamento do Movimento do Espírito Lilás (MEL), 18 pessoas foram assassinadas, neste ano, em crimes com motivação homofóbica. Em 2010, o Grupo Gay da Bahia, organização que contabiliza e estuda os crimes homofóbicos em todo o Brasil, contabilizou 260 homicídios no país, sendo 11 deles na Paraíba.
“Esse número é lamentável, nós do MEL estamos há 20 anos nesta luta para diminuir esse número. Eu acredito que o poder público tem sua parcela de culpa, porque não cria políticas contra a homofobia. E também tem a parte do preconceito, da cultura paraibana. É uma tristeza”, disse Renan Palmeira, vice-presidente do MEL.
X Parada do Orgulho LGBT em João Pessoa (Foto: Rammom Monte/G1) 
Louise Monteaux afirmou já ter sido  vítima de
preconceito (Foto: Rammom Monte/G1)
A transexual Louise Monteaux, estudante do curso de Relações Públicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), também comentou sobre o preconceito na universidade . “Existe sim o preconceito dentro da universidade. Mas eu estou lá para mostrar que o homossexual é tão inteligente quanto o heterossexual, e em determinadas vezes, é até mais. Não é porque sou uma transexual que minha capacidade é menor”, afirmou.
Ela ainda comentou sobre o alto índice de mortes relacionadas a homofobia. “Isso é um caos, nós vivemos numa cidade e em um estado muito retrógrados. Na Paraíba existem muitos homossexuais e esses crimes não podem continuar assim, isso tem que acabar”, comentou Louise.
Segundo Renan, o evento conta com sete trios elétricos e DJs que animaram o público na concentração. Em seguida, os participantes seguem em caminhada até um palco montado no Busto de Tamandaré, onde haverá performances de drag queens, transformistas e shows da bandas Brasis, Osorno, Diana Miranda e Malu Morena. De acordo com o vice-presidente do MEL, o evento está previsto para terminar às 22h, após os shows que serão realizados no Busto de Tamandaré.
 
Da Redação com  G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário