terça-feira

Turma de novos soldados reforçará ação da Polícia Militar


A Polícia Militar terá seu quadro reforçado nos próximos meses com a conclusão de mais uma turma do Curso de Formação de Soldados, que acontece no Centro de Ensino, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. Para cumprir atividades práticas da cadeira de Policiamento Ostensivo, uma das últimas do curso, um grupo de aproximadamente 50 alunos foi integrado ao efetivo da Operação Nômade, participando de abordagens reais, com forma de conhecer o trabalho das ruas antes de serem efetivados no quadro da corporação.
O grupo está sendo supervisionado por seus instrutores e em duas situações em menos de uma semana fez grandes apreensões de drogas. Segundo a tenente Viviane Vieira, uma das instrutoras, o conteúdo da disciplina de Policiamento Ostensivo oferece uma visão técnica de como o policial deve agir estando nas ruas, tentando inibir o crime.
“Apesar da ampla base teórica, é fundamental que os alunos conheçam presencialmente a realidade das ruas, para terem a noção exata do que irão enfrentar e saber exatamente como aplicar o que foi passado em sala de aula”, explicou a oficial, durante a formatura da Operação Nômande, no último final de semana.
Nas duas situações em que se depararam com crime flagrante, os alunos foram colocados na linha de frente do embate e demonstraram ter assimilado as técnicas de abordagem. Na primeira delas, os alunos faziam uma varredura no Conjunto dos Funcionários I quando avistaram um grupo suspeito e fizeram a abordagem. Ao perceberem a aproximação da polícia os suspeitos correram. Houve alguns minutos de perseguição, mas os suspeitos conseguiram escapar por becos de uma comunidade. Na correria, os suspeitos abandonaram uma sacola que continha 105 papelotes de maconha e uma quantia em dinheiro trocado, apurado com o tráfico.

Outra ação – Na última sexta-feira (4), a mesma turma de alunos voltou a participar da operação e ao final do dia conseguiu mais um resultado, que deixou os recrutas animados com o desafio. Na comunidade Novo Horizonte, no bairro do Cristo Redentor, em João Pessoa, os novos soldados cercaram uma área suspeita que foi mapeada pelo Serviço de Inteligência.
O grupo entrou em uma residência que teria sido abandonada pelos traficantes minutos antes da abordagem. Em uma abertura na parede, por trás de uma fiação elétrica, estava escondida uma sacola plástica contendo 472 papelotes de maconha. Após desativarem o sistema elétrico, os alunos apreenderam a droga.
Operação Nômade –     A ação, que tem abrigado os alunos estagiários, é uma estratégia lançada em 2011 pela Secretaria da Segurança e da Defesa Social, e reeditada este ano. Trata-se da aplicação de um efetivo extra no policiamento das grandes cidades, remanejando para o combate ao crime aqueles militares que trabalham em atividades burocráticas.
A tática dessa ação difere do policiamento de rotina por ter o foco de ação em áreas previamente estudadas pelo Serviço de Inteligência. Enquanto o policiamento ordinário vistoria as ruas indistintamente, a Operação Nômade costuma ter endereço certo. Daí o motivo de ser uma ação que tem apresentado muitos resultados desde que foi lançada.

Rafaela Soares com Secom-PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário