Como
os policiais civis devem realizar abordagens em área de risco de
maneira eficiente e segura? Com o objetivo de capacitá-los para agirem
nessa situação, a Secretaria da Segurança e Defesa Social (Seds) começou
nesse sábado (19) um novo curso que reuniu 26 policiais em aulas
teóricas e práticas de abordagem de veículos e pessoas, e de tiro.
A maior parte dos alunos do curso faz parte da equipe que está
colocando em prática a operação Cidade Segura, em que a Polícia da
Paraíba realiza, principalmente nas sextas, sábados, domingos e
feriados, um trabalho preventivo de combate à criminalidade na Região
Metropolitana de João Pessoa, com foco na apreensão de armas, drogas,
veículos irregulares e contra a exploração sexual infantil.“Durante a operação, esses agentes fazem abordagens arriscadas, entrando em bares, em comunidades, em casas de prostituição, fazendo revistas, apreendendo drogas, armas e carros. Esse tipo de ação preventiva é essencial para o combate a crimes mais graves como os homicídios”, detalha o delegado Pedro Gonçalves, coordenador da ação policial.
Também participam da operação a Polícia Militar, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semam) e a Promotoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual. “Em um mês de ação conjunta, muitas pessoas foram multadas por poluição sonora e crianças tiradas de situações de risco”, complementou Gonçalves.
Samyr Youssef, instrutor da Academia de Ensino de Polícia (AEP), onde o curso está sendo realizado, explicou que além de preparar os policiais para as abordagens, a aulas os capacitarão para o uso da pistola Ponto 40, recém-adquirida pela Seds. “A Secretaria já começou a substituir os revólveres pelas pistolas, que são equipamentos mais modernos, de melhor portabilidade e com a capacidade de tiro muito maior”. Os cursos de capacitação devem acontecer mensalmente na AEP e fazem parte da política de valorização do trabalho do Polícia Civil implementada pela Seds.
Mário Luiz (Carioca) com Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário