quarta-feira

Com esclerose múltipla, ex-paquita diz que quer retomar carreira na TV

Louise Wischermann voltou ao Brasil recentemente, após 18 anos no exterior.

Em seriado canadense, atriz viveu 'misto de mulher fatal e planta-carnívora'.

Louise Wischermann 
Louise Wischermann como sua personagem na
série canadense 'Lexx' (Foto: Divulgação)
Louise Wischermann ficou conhecida dos brasileiros no final da década de 80 como Pituxa, graças aos quatro anos em que foi paquita no “Xou da Xuxa”, antes de passar o posto a Letícia Spiller. Já, no exterior, ela é Lyekka, heroína da série de ficção científica “Lexx”, que foi ao ar na TV canadense no final da década de 1990 e virou cult entre os fãs do gênero em diversos países.
De volta ao Brasil depois de 18 anos morando fora, a ex-paquita de 36 anos afirma que não vê a hora de retomar a carreira na TV, apesar do diagnóstico de esclerose múltipla que recebeu em 2005.

“Tendo o tratamento, a doença não me traz nenhuma limitação, não me atrapalharia em nada”, diz Louise, que voltou ao país por conta do tratamento da doença, que é oferecido gratuitamente pelo governo brasileiro e, segundo ela, chega a custar cerca de US$ 2.500 mensais no Canadá, onde vinha morando. “Estou viva e quero ter uma vida normal”, afirma a ex-paquita em entrevista ao G1 por telefone.

“Quero ficar no meu país, perto da minha família, dos meus amigos e poder trabalhar, me cuidar e exercer meu papel de mãe”, diz Louise, que agora luta na Justiça para trazer o filho de quatro anos - fruto de um casamento desfeito com um canadense - para morar no Brasil também. “Ele é tudo para mim”, conta, sem esconder a emoção. Em entrevista ao programa “Mais Você” na terça-feira (7), ela relatou os obstáculos jurídicos que está enfrentando para conseguir a guarda do menino.
“Estou viva e quero ter
uma vida normal”
Louise Wischermann, sobre a
convivência com a esclerose múltiplal
Mas a voz de Louise logo se alegra quando começa a falar de sua personagem na série “Lexx”. “Eu era um misto de mulher fatal e planta carnívora, que vivia no espaço e se alimentava de seres humanos”, lembra rindo. “Ela comia as pessoas, mas era do bem”, garante a ex-paquita, que atuou no programa por oito anos e diz receber e-mails até hoje de fãs do Canadá, Japão, Inglaterra e Rússia, países onde a série foi veiculada.
A ex-paquita Louise Wischermann em cena do seriado canadense 'Lexx'
 
A ex-paquita Louise Wischermann em cena do seriado canadense 'Lexx' (Foto: Divulgação)
Carreira internacional
Aos 18 anos, com a experiência do “Xou da Xuxa” na bagagem, Louise foi para a Alemanha estudar e tentar a carreira de atriz. Lá, trabalhou em diversas peças, batalhou muitos testes para a TV e acabou conseguindo o papel em “Lexx”, que a levou ao Canadá, à Tailândia e ao Japão para gravações. Ela também atuou na série dramática “Mallorca”, produzida pela TV alemã na Espanha, onde morou por um ano.

Em 2002, Louise voltou à TV brasileira com uma participação na minissérie “Aquarela do Brasil”, contracenando com Thiago Lacerda e Maria Fernanda Cândido. “Me senti meio insegura, porque eu não estava mais acostumada a atuar em português, mas adorei”, conta ela, que chegou também a fazer uma ponta no longa-metragem “Redentor”, de Claudio Torres, no mesmo ano.

Louise Wischermann 
Louise Wischermann (Foto: Reprodução/TV Globo)
Foi o último trabalho como atriz de Louise Wischermann, que logo casou, mudou-se para o Canadá e passou a ganhar a vida como representante comercial de um produto brasileiro naquele país e sócia de um restaurante em Toronto. Em seguida, veio o diagnóstico de esclerose múltipla, uma doença do sistema nervoso que pode trazer fraqueza muscular e perda da coordenação motora.
Comecei a perceber que tinha alguma coisa de errado com a temperatura do meu corpo; quando estava nevando,
eu saía de camiseta”
Louise Wischermann, sobre
a descoberta da doença
“Eu comecei a perceber que tinha alguma coisa de errado com a temperatura do meu corpo; quando estava nevando, eu saía de camiseta”, lembra. “Mas encaro numa boa, é uma coisa que aconteceu, como tanta coisa acontece com tanta gente.”

Agora, Louise quer conseguir um espaço como atriz ou apresentadora na TV brasileira. “Gosto de trabalhar e já venci muitos desafios na vida; sei que existe um espacinho para mim”, afirma a antiga Pituxa, que não espera enfrentar nenhum preconceito devido a seu passado de paquita. “Ter sido paquita não é nenhum mérito ou demérito sobre a minha pessoa. Sou muito feliz de ter sido paquita, passei uma adolescência maravilhosa e aprendi muito sobre disciplina com a Xuxa. Até hoje, ela é como uma irmã para mim”, diz Louise.
  Da Redação G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário