quarta-feira

Ambulante perdeu trabalho e moradia com ação da Sedurb no Mercado Modelo

Uma comissão formada por vendedores ambulantes e membros da Associação de Ambulantes de Eventos da Grande João Pessoa e vendedores ambulantes procuraram o ClickPB na manhã desta quarta-feira, 08, para reclamar dos abusos que os trabalhadores informais têm sofrido por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa.
Márcia Medeiros, presidente da Associação, relatou que acontecem abusos constantemente e que a associação tem projetos para amenizar o sofrimento dos comerciantes, mas que nem são recebidos pelos governantes para apresentarem suas propostas.
A comerciante Maria da Salete Silva tinha um box na parte externa do Mercado Modelo de João Pessoa, ela vendia lanches e refeições, o local que servia como fonte de renda para Maria da Salete era também a sua casa. Agentes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano de João Pessoa estiveram no Mercado Modelo na tarde de ontem e expulsaram os comerciantes do local, para os que tinham os boxes dentro do Mercado houve promessas de receberem novas instalações para trabalharem, mas para os que trabalhavam fora, como Maria da Salete, perderam tudo.

m
A comerciante voltou para uma pequena casa de taipa que tem em uma área invadida no bairro do Baralho, na cidade de Bayeux, grande João Pessoa. A comerciante relatou que tem problemas de saúde e teria que se submeter a uma cirurgia ainda este semestre, mas diante da situação não tem condições financeiras de se sustentar. Maria da Salete está, agora, a procura de emprego, uma vez que mora sozinha.
2
O grupo relatou também os abusos sofridos por Edvaldo Soares, que trabalhava na praia vendendo diversos produtos. Segundo Edvaldo, ele foi abordado na última sexta quando estava indo para casa. Ele disse que cerca de doze agentes da Sedurb o abordaram e, apesar dele dizer quer estava indo embora, foi agredido (fotos) e teve suas mercadorias apreendidas. Edvaldo registrou um boletim de ocorrências pelas agressões e procurou o Secretário Lucius Fabiani na tarde desta terça, 07, para tentar reaver as mercadorias.

1
Segundo Edvaldo, o Secretário disse que Edvaldo é reincidente e, por isso, terá que pagar a taxa duas vezes para ter seus produtos de volta. A taxa cobrada é de R$ 165, mas Edvaldo diz não ter condições de pagar R$ 330, para ter de volta as mercadorias apreendidas.

A presidente da Associação dos Ambulantes, Márcia Medeiros, questionou o Secretário de Desenvolvimento Urbano sobre o motivo de maltratar tanto os vendedores ambulantes se há empresários mantendo vendedores de açaí em carrinhos pelo Centro da cidade. "Provavelmente a resposta do Secretário será de que estamos reclamando porque há algum político nos apoiando. Ele vai dizer que é uma questão política", finalizou Márcia.
A Comissão disse que vai procurar o prefeito, Luciano Agra, amanhã e pedirá uma reunião para discutir o assunto e tentar encontrar uma solução porque, segundo Márcia Medeiros, há muitos ambulantes na mesma situação de Edvaldo e Maria da Salete.

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário