quinta-feira

Aluna de escola municipal é a primeira ‘Repórter Teen 2012’


A aluna do 6º ano da rede municipal, Mariana Arruda, 10, foi a primeira selecionada para participar do projeto “Repórter Teen 2012”. Ela estuda na Escola Municipal Aruanda, localizada no bairro dos Bancários e, pela primeira vez, pode conhecer o funcionamento de uma redação de jornalismo e participar de entrevistas.  “Estou adorando. Tudo está sendo uma novidade. Só conheço isso pela televisão e pelo rádio. Agora estou tendo a oportunidade de fazer parte desse trabalho”, comemorou.
A reportagem produzida por Mariana Arruda abordará o tema “Como fazer pesquisas seguras pela internet?” O material será publicado no próximo dia 19 deste mês, no caderno Correio Criança. Na tarde desta quarta-feira (8) Mariana Arruda concedeu entrevista na rádio Jovem Pan AM, conheceu os estúdios da TV e a Central de Jornalismo do Jornal Correio.
Ela esteve acompanhada pela mãe, Ailma Alves de Souza, pela assessora pedagógica da Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec), Andréa Carvalho e por Márcia Dementshuk, repórter do Correio. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Secretária de Educação e Sistema Correio de Comunicação.
Ao todo 10 escolas participam do projeto, sendo cinco municipais e cinco particulares. A próxima escola municipal selecionada foi a João XXIII, no Alto do Mateus.
Primeira entrevista – Em seguida, Mariana foi para a sede da Sedec, no Centro Administrativo Municipal, em Água Fria, para entrevistar a coordenadora do Departamento de Informática Educacional, Janilde Guedes, sobre pesquisas pela internet. Atenta, a repórter teen fez perguntas pertinentes a sua pauta. Curiosa, ela quis saber maneiras de reconhecer uma pesquisa segura pela internet; meios de evitar armadilhas de sites; e ainda quis saber se a pesquisa pelas redes é mais valiosa que a dos livros, diante do crescimento tecnológico.
“Esse é mais um investimento da prefeitura em querer formar um cidadão. É muito importante o aluno saber como realmente a pesquisa vai ser segura. Através desse tema a criança vai poder fazer muitas pesquisas na internet sabendo o que é ou não seguro”, disse a entrevistada Janilde.
A repórter Márcia Dementshuk disse ter ficada surpresa com o desempenho de Mariana. “Ela teve uma desenvoltura excelente. É importante dar essa oportunidade as crianças de conhecerem como funciona o processo da comunicação, da informação, da construção do texto. Quando as coisas vão acontecendo a gente vai se realizando”.

Avanços reconhecidos -  Márcia também agradeceu a parceria da PMJP e falou de outros trabalhos que foram realizados juntos. “Nós já fizemos várias matérias com os alunos da rede municipal para o caderno Correio Criança, como robótica, xadrez, teatro, projeto de leitura, e projetos do programa Mais Educação. É visível que a prefeitura está se empenhando na melhoria da educação com o compromisso de que é nela que está o princípio fundamental da construção da sociedade”, completou.

Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário