Ele tinha 66 anos e estava internado.
Queirós escreveu mais de 40 livros.
O escritor Bartolomeu Campos de Queirós morreu nesta segunda-feira em BH. (Foto: Reprodução TV Globo)
Bartolomeu publicou mais de 40 livros, sendo alguns deles traduzidos para o inglês, espanhol e dinamarquês. Estudioso da filosofia e da estética, utilizou a arte como parte integrante do processo educativo. Cursou o Instituto de Pedagogia em Paris e participou de importantes projetos de leitura no Brasil, como o ProLer e o Biblioteca Nacional, dando conferências e seminários para professores de leitura e literatura. Foi presidente da Fundação Clóvis Salgado e membro do Conselho Estadual de Cultura.
Um dos mais premiados escritores mineiros dos últimos tempos, Bartolomeu foi agraciado com o Prêmio Cidade de Belo Horizonte; Prêmio Jabuti; Selo de Ouro, da Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil; Diploma de Honra da IBBY, de Londres; Premio Rosa Blanca (Cuba); Quatrième Octagonal (França); Prêmio Nestlé de Literatura; Prêmio Academia Brasileira de Letras, entre muitos outros.
O corpo de Queirós será velado no Auditório Vivaldi Moreira, da AML, na Rua da Bahia, 1.466, das 11h às 16h desta segunda-feira. O enterro será às 17h, no Cemitério Parque da Colina, no bairro Nova Cintra, na Região Oeste de BH.
Da Redação com G1 MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário