sexta-feira

Defesa Civil realiza ações de prevenção aos efeitos da chuva em JP

De acordo com previsões meteorológicas da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), as chuvas de verão devem ficar acima da média em alguns pontos do estado, sobretudo no Cariri e Curimataú. Com o objetivo de tentar combater os problemas causados por esse tipo de precipitação em áreas de risco da cidade, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Coordenadoria da Defesa Civil (Comdec) vem trabalhando num plano de contingência.

Iniciado no último dia 3 de janeiro e  abrangendo bairros específicos da capital, esse plano dá prioridade a 13 localidades onde o perigo de deslizamento de barreiras e enchentes é bem maior.
Desde ontem, as equipes da Comdec vêm realizando seus trabalhos nas comunidades Tito Silva, em Miramar, Santa Clara e São Rafael, nos bairros no Castelo Branco. A ação se estende hoje, seguida de um intervalo estratégico para que outras secretarias possam otimizar os problemas de suas alçadas. Os trabalhos da prefeitura e da Comdec serão retomados no dia 16, no Timbó, comunidade dos Bancários. No total, 32 outras localidades serão contempladas. Dentre as obras pleiteadas pela PMPJ estão poda e corte de árvores, retirada de lixo, recuperação de pavimentos, desobstrução e recuperação da rede de esgotamento sanitário, limpeza e retirada de resíduos das margens e leito dos rios, além de assistência à famílias.
            Francisco Noé Estrela, coordenador da Defesa Civil na cidade, explica as ações da prefeitura junto à população. “Máquinas e equipes são coordenadas para a contingência de várias comunidades, com prioridades para os ribeirinhos. Lá fazemos a limpeza dos vias e das galerias que cortam as ruas” enumerou. Estrela ainda atenta para o que os moradores das áreas de risco podem fazer caso se encontrem numa situação de perigo, perto de encostas e rios. “A Defesa Civil disponibiliza o telefone 0800 285 9020. Mesmo se as esquipes estiverem em outra localidade elas atenderão o chamado 24 horas por dia”, prontificou o coordenador.
Ação conjunta
O plano da prefeitura se estenderá até março, quando acaba o verão. Outras comunidades que receberão a visita da Comdec são: Saturnino de Brito, Renascer, Santa Emília de Rodat, São José, João Agripino, Chatuba I, II e III, Esperança, Riachinho, Padre Zé, Roger, Asa Branca, Boa Esperança, Novo Horizonte, 05 de junho, São Judas Tadeu, Beira da Linha, Rua Luis Jacinto, Rua Ari Barroso, Rua José Eduardo de Holanda, Avenida Cabo Branco, Santa Bárbara, Lagoa Antônio Lins, Maria de Nazaré, Porto do Capim e Comunidade do S.
Integram a ação da prefeitura as seguintes secretarias: de Infraestrutura (Seinfra), Meio Ambiente (Semam), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes) e Saúde (SMS), além do Orçamento Democrático (OD), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Guarda Municipal e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), todos da PMJP. A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), o Corpo de Bombeiros e a empresa Energisa também participam.

Da redação Com Jornal O Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário