quarta-feira

Semob-JP começa pesquisa de mobilidade e vai a 12 mil domicílios de João Pessoa

Pesquisadores chegarão aos domicílios identificados com crachás a serviço do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa representando a PMJP e a Semob-JP.

Pesquisa é parte de um projeto de mobilidade urbana
Divulgação/Secom-JP
Pesquisa é parte de um projeto de mobilidade urbana
A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) começa nesta quarta-feira (2) a pesquisa de origem e destino que vai consultar moradores de 12 mil domicílios da Capital.
Cerca de 40 pesquisadores estarão trabalhando neste processo. Eles chegarão aos domicílios identificados com crachás a serviço do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa representando a PMJP e a Semob-JP.

Modelo do carcha usado por pesquisasdorFoto: Modelo do carcha usado por pesquisador
Créditos: Divulgação/Semob-JP
De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana, Carlos Batinga, nesta primeira fase, a pesquisa terá duração de um mês e vai alcançar 2.731 residências. “Até o mês de novembro, a expectativa é de que todo o processo da pesquisa seja concluído”.
Ainda segundo Batinga, o objetivo da atividade é questionar as pessoas com perguntas do tipo: “Para onde se deslocam?”; “Qual motivo do deslocamento?”; “De que forma se deslocam para o destino?”, com o intuito de traçar as linhas de desejo de deslocamento da população e os motivos das viagens.
A pesquisa inicia nos seguintes bairros: Mangabeira, Água fria, Cidade dos Colibris, Costa e Silva, Ernani Sátiro, Esplanada, Funcionários, Funcionários II, Geisel, Grotão, João Paulo II, José Américo, Sesi (Bayeux), Alto do Céu, Bairro dos Estados, Bairro dos Ipês, Mandacaru, Padre Zé e Pedro Gondim.
A pesquisa é parte do Plano Diretor de Mobilidade Urbana da Microrregião de João Pessoa, que será o principal instrumento de planejamento dos sistemas de circulação e transporte pelos próximos anos. Nele, irão constar os objetivos e ações para os horizontes futuros da cidade (a médio e longo prazo, 10 e 20 anos, respectivamente).

Da Redação com Secom-JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário