sábado

Parada da Diversidade reúne 30 mil pessoas em Teresina.

“O mundo é gay, meu bem”. Esta era a frase escrita em uma das inúmeras faixas que ajudaram a colorir a 8ª Parada da Diversidade, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (28) em Teresina. A expectativa do grupo Matizes era de que 50 mil pessoas participassem do evento que faz parte das atividades da V Semana do Orgulho de Ser.

O início do movimento foi marcado por uma ciranda religiosa, comandada pelo Pai Luanderci de Oxum, que pediu que todos os presentes dessem as mãos para receber e repassar energias positivas. Os presentes receberam ainda um banho de pipoca, que segundo Pai Luanderci representa a cura.

A concentração aconteceu na Praça da Bandeira, onde, antes de ganhar as ruas foram nomeados com faixas os padrinhos do movimento, eleitos através de votação na internet. O deputado Fábio Novo e a jornalista Cristiane Sekeff, se disseram surpresos, porém orgulhosos com o título recebido este ano. “Pra mim foi uma grande surpresa, mas fiquei muito orgulhosa em perceber que a gente pode contribuir com esse movimento de luta, de uma forma respeitosa. Pra mim todas as pessoas aqui presente são de alguma forma madrinhas”, disse Sekeff.

O deputado Fábio Novo (PT), padrinho da diversidade este ano, se disse lisonjeado e reforçou o chamamento da luta por direitos iguais. “Desde que cheguei a Assembléia estou na luta por essa causa. Não se pode admitir que haja discriminação pela opção sexual de uma pessoa em um estado que se diz democrático.”, afirmou.

Segundo Marinalva Santana, coordenadora do grupo Matizes, a parada deste ano tinha como lema combater o preconceito. A Parada da Diversidade reivindica a lei de autoria da deputada Flora Isabel (PT) que visa punir qualquer crime de homofobia no estado. Flora Isabel também estava no evento, e se disse maravilhada com o aumento do número de pessoas presentes este ano. Segundo a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas participaram do evento.

Por volta das 17:30h, a multidão ganhou as ruas do centro de Teresina. O percurso foram as ruas Rui Barbosa, Paissandu e avenida Frei Serafim, retornando na Coelho de Resende para finalizar na Praça Pedro II, onde acontece o Show da Diversidade.
REPORTAGEM: MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
FOTOS: JORNAL DO CONDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário