sábado

Câncer no abdômen volta a crescer e Alencar vai interromper tratamento experimental

O tratamento experimental ao qual o vice-presidente da República, José Alencar, de 77 anos, vinha se submetendo nos últimos meses será interrompido pelos seus médicos. Nesta sexta-feira, dia 28, o vice voltou ao Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para avaliar a gravidade de sua doença. Após os exames, constatou-se que o tratamento não surtiu os efeitos desejados e o câncer na região do abdômen voltou a crescer. Onde havia três lesões há pouco mais de um mês, agora são 11. O tumor também está se infiltrando de novo entre as alças do intestino, o que pode provocar novas obstruções.
Uma nova cirurgia, que seria a 16º do vice, também foi descartada. Os médicos decidiram junto com Alencar que o melhor a fazer no momento é voltar com as sessões de quimioterapia.
"Ele está um pouco pior. O remédio americano vai parar" - afirmou o oncologista Paulo Hoff.
Mais cedo, em entrevista ao sair do hospital, Alencar disse que faria o que os médicos lhe orientassem.
"Vamos ver qual decisão vou tomar. Se for a de quimioterapia, irei fazer com o maior apreço e, naturalmente, com confiança, porque temos que fazer as coisas com confiança. Mas se for um tratamento no qual eu não acredite a priori isso eu não vou fazer " disse.
O vice-presidente voltou a dizer que está esperançoso na sua cura. Ele também agradeceu às orações. "Nós não vamos de forma alguma perder a esperança. Já falei isso, mas vou repetir. Se Deus quiser me levar, ele não precisa de câncer para isso. Agora, se ele não quiser que eu vá agora, não haverá câncer que me leve. Isso é um fato. Então vamos lutar. Eu não estou entregue. Estou entregue a quem sempre estive, às mãos de Deus".
Desde o início de agosto, Alencar tem ido uma vez por semana ao Sírio-Libanês para avaliar o tratamento experimental. O vice fazia parte de um grupo de 30 pacientes acompanhados por profissionais do Centro M.D. Anderson, de Houston, no Texas, que vem testando a eficácia de novos medicamentos contra a doença.
Há cerca de duas semanas, Alencar, que luta contra o câncer há 12 anos, recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, após ser submetido a uma cirurgia para desobstrução do intestino grosso (reto), decorrente de nódulos tumorais, e fez uma colostomia (colocação de uma bolsa ligada ao intestino grosso). Foi a 15ª cirurgia do vice.
REPORTAGEM: MARIO CARIOCA
EDIÇÃO DE TEXTO:RAFAELA SOARES
FOTOS: JORNAL DO CONDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário