segunda-feira

Governadores pressionam Temer para que a Chesf não seja vendida


Foto: Ascom
Os nove governadores nordestinos estão se mobilizando para tentar brecar o processo de privatização da Chesf – a estatal que produz boa parte da energia utilizada na região.
Em carta dirigida ao presidente Michel Temer, eles pedem a exclusão da Chesf do processo de venda da Eletrobras (holding estatal do setor elétrico que controla a Chesf), e pedem a transformação da empresa nordestina numa estrutura pública vinculada ao Ministério da Integração Nacional.
Os executivos nordestinos ponderam junto a Temer que a alienação da Chesf poderia prejudicar projetos hídricos que utilizam a água do Rio São Francisco.
“Todas essas usinas de energia (do Sistema Chesf) são movidas a água. E esse processo compromete previamente a vazão dos rios, ficando prejudicado qualquer outro uso atual ou futuro”, argumentam os governadores acerca da necessidade de controle contínuo da vazão, em vários trechos do percurso hídrico.
“É preciso cautela antes de se colocar em pauta qualquer projeto de transferência da operação para investidores privados”, reforçam os governadores.
Ainda na correspondência dirigida à Presidência da República, os governadores nordestinos propõem a unificação de vários órgãos dedicados ao desenvolvimento regional, a exemplo da Chesf, Sudene, Dnocs e a Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco).

Da Redação com Paraíba Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário