Atualmente, o PAA destina toda a compra para as escolas municipais, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) de cada região. No próximo ano, a meta é fazer doação dos produtos comprados para pequenos municípios paraibanos com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Este levantamento será feito junto com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS).
“O objetivo da presidenta Dilma é fazer chegar aos municípios de pequeno porte a produção agrícola do PAA, para que os usuários dos programas sociais sejam contemplados. Este programa visa garantir a sustentabilidade do homem do campo e a segurança alimentar da população carente”, destacou a secretária da SEDH, Aparecida Ramos.
Boas vendas – Para quem terminou o ano vendendo bem, além da certeza do lucro ficam as expectativas de bons negócios para 2012. Foi neste clima de sucesso e confraternização que a equipe que faz o PAA na Paraíba foi saudada pelos agricultores de Curral de Cima.
De acordo com a coordenadora estadual do programa, Adelina Moreira, em 2011, o PAA contribuiu de maneira significativa para o fortalecimento da Agricultura Familiar, gerando renda para os pequenos agricultores e suas famílias. “Por meio de um trabalho árduo, mas realizado com empenho e amor, em parceria com a Empasa e Emater, conseguimos atingir nosso objetivo final, que é promover a segurança alimentar, combater a fome e dar melhores condições de vida ao homem do campo”, afirmou.
Segundo o agricultor Antônio Alves da Silva, o PAA é um incentivo para quem trabalha no campo. “A nossa meta é plantar cada vez mais, porque temos a venda certa. E o bom é que não preciso fazer empréstimo para manter a produção”, disse ele, que vendeu inhame, tomate, pimentão e outros produtos para o PAA este ano.
Quem também comemora bons frutos é a agricultora Roseane Rosa Benício Costa. “Conseguimos vender R$ 4,5 mil em 2011 para o PAA. Além do bom negócio, com este programa também estamos contribuindo para a merenda escolar, oferencendo produtos de qualidade para as crianças”, disse.
Próximo ano – Em 2012, a proposta é realizar capacitações com os produtores, para que eles prosperem cada vez mais e produzam com qualidade.
“Doaremos não só os alimentos, mas o conhecimento, por meio da presença de estagiários do curso de Serviço Social da UFPB, que levarão aos usuários desse programa noções sobre direitos sociais e a legislação trabalhista, além de palestras sobre temáticas variadas, como mulher, família, criança, adolescente e idoso, entre outras”, ressaltou Adelina.
Um calendário de novas compras está sendo elaborado para o início do próximo ano e o cadastramento de novos agricultores também será aberto.
Para ter acesso ao benefício, o agricultor precisa possuir uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), que é fornecida pela Emater ou pelo Incra, quando o caso é de assentamento.
PAA – O programa de Aquisição de Alimentos (PAA) é do Governo Federal, com contrapartida do Governo do Estado, e conta com aproximadamente 600 pequenos agricultores cadastrados, distribuídos em 14 cidades. Desta forma, são beneficiadas mais de 40 mil pessoas, entre famílias de produtores e usuários das instituições que recebem os alimentos.
Os municípios onde o programa já atua são Pitimbú, Conde, Caaporã, Alhandra, Sapé, Cruz do Espírito Santo, Sobrado, Pilões, Curral de Cima, Itabaiana, Araçagi, Capim, Mamanguape e São Miguel de Taipú.
Da Redação com Secom-PB
Nenhum comentário:
Postar um comentário